Discussão da Comunidade > Papel das Tecnologias na educação

Papel das Tecnologias na educação

FERNANDA BASTOS DO AMARAL
4416 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1338/fernandadocx

Silvia
4416 dias atrás

Oi, Fernanda.

Percebo que vc meio que juntou as atividades 1 e 2. Vc menciona sua visão, mas embasada em autores, que foi o que foi pedido na atividade 2.

Seu texto está ótimo, mas tentando separar um pouco as atividades, me diga.. o que a Fernanda, por si  só, pensa da Informática na Educação.

Pode responder por aqui mesmo, nem precisa postar outro arquivo não (ah, por falar em arquivo, o seu está com espaçamento 10 entre parágrafos e não 6, mas só estou comentando, não precisar refazer não.)

ERICA NUNES BARCELLOS
4415 dias atrás

ACHEI OTIMO O SEMINÁRIO COM O PROFESSOR CACAU, GOTEI MUITO DE ENTENDE COMO TUDO COMEÇOU E COMO A DIDÁTICA  RELACIONA E SEPARA-SE DA PISICOLOGIA.   PSICOLOGIA=DIDÁTICA=PEDAGOGIA - TUDO COMEÇOU COM OS FILÓSOFOS  COMENIUS E ARISTOTELES COM A UTILIZAÇÃO DE UM MÉTODO ÚNICO DE ENSINO, COM AVANÇOS DEAS PESQUISAS SURGE UMA NOVA CIÊNCIA QUE TENTA EXPLICAR QUE DENTRO DA EDUCAÇÃO NÃO EXISTIA  O TRABALHO DE PISCOLOGO CLINICO , BUSCANDO UMA NOVA FORMA DE APLICAÇÃO  DE NOVOS MÉTODOS ,QUE DEU ORIGEM AO QUE CHAMAMOS DE PLURALIDADE DE MÉTODOS . COM O SURGIMENTO DA ESCOLA NOVA A DISCUSSÃO ESTA VOLTADA AO APRENDIZADO  E AO DESNVOLVIMENTO  DO ALUNO DANDO PRIORIDADE A CONSRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO. DESTACO  A EVOLUÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL A CADA DÉCADA.ANOS 60-DIDÁTICA INSTRUMENTAL.ANOS 80 DIDÁTICA FUNDAMENTAL. FUNDAMENTA A METODOLOGIA-AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. DEIXANDO CLARO QUE A PRATICA DE ENSINAR TEM COMO PONTO DE PARTIDA E CHEGADA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM .E QUE MECANISMO SÃO UTILIZADOS  NA ELABORAÇÃO DO PROCESSO DO CONHECIMENTO. ISSO QUER DIZER QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÃO PODE ESTAR DESCONECTADA DA DIDATICA QUE FUNDAMENTA A PRATICA DO PROFESSOR E EXISTEM DIVERSOS PARADIGMAS DA DIDATICA QUE PERMEIA A PRATICA.

FERNANDA BASTOS DO AMARAL
4415 dias atrás

Fico feliz de ver que a nossa geração de professores está preocupada em mudar. Tentar falar a lingua dos alunos, trazer a realidade que ele vive para a sala de aula (principalmente na aréa tecnologica) que está bem presente na vida desses alunos é uma forma muito interessante para abordar e chegar nesses indivíduos.

ERICA NUNES BARCELLOS
4415 dias atrás

ACHO MUITO IMPORTANTE O ENSINO DAS TECNOLOGIAS DENTRO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO,SABENDO QUE  ELA ESTA PRESENTE EM TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES DO COTIDIANO. TAMBEM PORQUE PODE AUXILIAR COMO INOVAÇÃO NA FORMA DE MINISTRAR AS AULAS EM SALA DE AULA.

FERNANDA BASTOS DO AMARAL
4415 dias atrás

Silvia, eu penso e também concordo com o autor nesse sentido, que a informática na educação deve ser utilizada como um recurso, uma ferramenta para auxiliar o professor, agregar valor ao seu trabalho. Mas por outro lado, não se pode depositar todas as expectivas no máquina por si só. Ela precisa ser explorada por alguém capacitado que vai saber explorar os artifícios que esta ferramenta dispõe.

Outro ponto importante é o fato da informática estar muito presente na vida dos alunos, e quando o professor consegue fazer esse link entre o conteudo dado com a realidade do aluno, suas aulas se tornam muito mais interessantes e com mais sentido para estes discentes, que na maioria das vezes, não acham sentindo nem conexão no que é ministrado em sala de aula com o seu cotidiano. 

ISABEL CRISTINA DA SILVA GONÇALVES
4415 dias atrás

       Através das leituras podemos perceber que a tecnologia não é e nem será a solução para os problemas educacionais. Não adianta o governo investir bilhões em equipamentos, quando os professores não são capacitados para lidar com as novas tecnologias e ainda recebem baixos salários tendo que trabalhar demais.

      A tecnologia poderá auxiliar os professores em sua função de facilitadores da aprendizagem, a partir do momento em que a formação destes estiver focada em sua aplicabilidade e estes forem valorizados.

       Não bastam recursos materiais, a formação inicial do professor deverá ser pautada nas tecnologias, todas as disciplinas deverão ser trabalhadas com este foco. Uma única disciplina como temos atualmente não trará resultados significativos.

FERNANDA BASTOS DO AMARAL
4415 dias atrás

Jack, achei bastante interessante a máteria que vc postou de Luiz Carlos de Menezes, quando ele enumera as caracteristicas que um professor deve ter, pois na maioria das vezes, este se preocupa muito com a parte tecnica, ou seja, dominar o conteudo ministrado, que tb é um ponto importante. Mas não podemos esquecer que o professor lida com o ser humano, um ser imprevisível e complexo, com isso, ser lucido (não esperar alunos ideais), respeito e valor próprio, comprometimento com o seu trabalho, ser solidário e ter coragem são características importantes na profissão professor e aos mesmos que ainda não apresentam essas caracteristicas é interessante que tentem incorporar estes valores a sua vida. 

ISABEL CRISTINA DA SILVA GONÇALVES
4415 dias atrás

A partir das leituras podemos perceber que as tecnologias não irão resolver os problemas educacionais, pois para que isto ocorra é necessária uma transformação educacional partindo do âmbito da formação inicial nos cursos de formação de professores.

O currículo precisa ser modificado para atender a atual demanda da sociedade. Uma única disciplina de tecnologia não supre as necessidades educacionais, para que isto ocorra faz-se necessária a implementação tecnológica em todas as disciplinas do currículo, deste modo a tecnologia fará parte do dia a dia do professor fazendo com que este tenha uma aprendizagem significativa.

Silvia
4414 dias atrás

Oi, Pessoal,

Ótimas reflexões.

Fernanda, ok quanto ao que tinha pedido. Gostei tbém do seu comentário sobre o texto do  Luiz Carlos de Menezes.

Erica, sua visão é totalmente pertinente, concordo totalmente. Mas eu gostaria que vc comentasse alguma das leituras feitas, citando a posição de algum autor. Poste, por favor, uma nova reflexão nesse sentido.

Isabel, vou pedir algo tbém nesse sentido. Sua postagem está ótima, mas vc falou de leituras de maneira geral. Eu gostaria de ler um comentário mais específico sobre alguma leitura, analsando  a posição de algum autor.

Abs,

THIAGO CORDEIRO DE SOUZA CAMPOS
4413 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1633/informtica-na-educao

Informática na Educação

 

EDIVAN VIANA
4411 dias atrás

Os dias passam, mas o tema continua em evidência. Segue o link para outros comentários atinentes ao assunto.

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1673/educao-x-tecnologia-vislumbramento-de-um-docente

abç

Edivan Viana

THAIS NOGUEIRA FERNANDES
4411 dias atrás

Edivan, gostei muito da sua colocação sobre o tema... Eis o grande desafio: formar cidadãos pensantes numa sociedade tecnológica onde o conhecimento ilusoriamente "parece" estar ao alcance de todos com facilidade.

Silvia
4411 dias atrás

 Questão chave essa: formar cidadãos pensantes!!!

THIAGO CORDEIRO DE SOUZA CAMPOS
4411 dias atrás

No artigo intitulado como Informática na Educação, Fabíola Magda Andrade Ventavoli ressalta a importância da inserção da tecnologia no processo educacional. São apresentados diversos campos da construção individual que o uso do computador atua, o professor deve ser visto como um mediador deste processo, atuando com projetos que visem a utilização destas novas tecnologias. Os trabalhos desenvolvidos com o auxilio dessas novas ferramentas, devem ser significantes para os educandos, motivador e de forma integrada ao objetivo maior que é a aquisição do conhecimento. Os projetos desenvolvidos, necessitam ser articulados e está em consonância com as diretrizes da escola e fazer parte do projeto político pedagógico. No cenário em que nos encontramos, o uso da informática apresenta um caráter determinador no estilo de vida da população, pode ser até mesmo usado como forma de socialização através da interação dos envolvidos, a escola tem o papel de apresentar estas novas tecnologias aos educandos, visto que,  o uso deste recursos apresentam um imenso papel social, possibilitando que esses novos jovens estejam inseridos de forma inclusiva nesta nova sociedade, modificada pela constante evolução da informática. Estas novas ferramentas devem ser usadas como forma de despertar o conhecimento dos alunos, uma vez que,  até os aspectos cognitivos são despertados pelo o uso do computador. Esta nova forma de ensinar não pode levar em consideração apenas a tendência pedagógica tecnicista, deve estar contextualizada e fazer parte da realidade dos envolvidos, respeitando a peculiaridade dos educandos. O uso da informática, apresenta caráter complementar no processo de construção do conhecimento dos educandos, e não pode ser ignorado pelos professores, que devem facilitar a inserção neste novo cenário educacional.

http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1409

ROBERTA ALVARENGA DOS SANTOS
4410 dias atrás

Acredito que a mudança do emprego do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do desempenho do professor. A verdadeira função da tecnologia educacional deve ser criar condições de aprendizagem e não a de ensinar, que é papel do professor.

O autor Gustavo Ioschpe ressalta que “O fracasso da tecnologia em sala de aula, vinte anos depois do seu início, não quer dizer que ela não possa trazer resultados no futuro.”, concordo com este posicionamento, mas percebo que um ensino de qualidade desta importante ferramenta ainda é um privilégio de poucas pessoas. Em muitas escolas, por exemplo, além da falta de equipamentos, faltam também profissionais capacitados e com as novas ferramentas o professor é praticamente “obrigado” a inovar na sua proposta pedagógica, criando novos métodos e formas de ensinar.

Portanto, penso que para superar os obstáculos impostos pela era tecnológica é necessário aprimorar os conhecimentos sobre as atuais tecnologias, pois sem professores capacitados, fica mais difícil operar as grandes mudanças prometidas pela tecnologia na educação.

Silvia
4410 dias atrás

O uso da Informática é indiscutivelmente importante, como destaca o texto que o Thiago abordou. O professor deve ser mediador e a proposta deve ser motivadora para o aluno, buscando uma educação mais coerente com nossa época. No entanto, existem as dificuldades que temos discutido, como abordou a Roberta e o texto que ela usou como reflexão.

O quadro é esse. Penso que as mudanças deveriam ser mais estruturais, para que as coisas caminhassem melhor em educação. Valorização do trabalho profissional seria o ponto de partida.

Vejam que em nossa disciplina, nós estaremos trabalhando  ferramentas de informática educativa (o próprio uso da rede está envolvido nisso), mas sempre discutindo as questões. Nossa proposta é justamente colaborar para que vcs entendam a Informática na Educação em suas diversas nuances e contribuir para que vcs a utilizem de fato, mas sempre de forma consciente e crítica.

Abs

THIAGO CORDEIRO DE SOUZA CAMPOS
4410 dias atrás

Concordo com você Bárbara Lemos, as políticas direcionadas a distribuição de renda da educação, não são planejadas de acordo com a necesssidade dos professores. Quando lemos as leis orgânicas municipais, constamos que o município não pode investir menos que 25% da arrecadação dos impostos, salvo algumas exceções, agora de que adianta um dinheiro público investido de forma errônea, uma vez que não atende a necessidade dos educadores, essas novas políticas de distribuição deveríam ser feitas em conssonância com os profissionais da educação, ouvindo e abrindo espaço para argumentação dos mesmos. Desta forma então a educação poderá começar a trilhar uma nova história.

THIAGO CORDEIRO DE SOUZA CAMPOS
4410 dias atrás

Peofessora realmente não podemos deixar de lado estes novos recursos, o grande problema como foi falado por vários amigos é o tempo que este planejamento exige, nós somos titulares de inúmeras turmas, ministramos uma grande quantidade de aulas durante os dias, sem falar no nosso mega salário. Mas vamos continuar lutando, para nossa classe  ser valorizada pela sociedade, e principalmente reconhecida pelos governo.

SOLANGE DA SILVA FIGUEIREDO
4408 dias atrás

Olá, pessoal,

Segue abaixo o link com as minhas reflexões a cerca das tecnolgias na educação.

Reflexão sobre a Informática na Educação

Bjus

SOL

JOSIMEIA XAVIER LEITE
4405 dias atrás

Comentando o texto de José Armando Valente: "As Tecnologias e a Verdadeira Inovação" vale ressaltar a importância da reflexão como forma de construção do conhecimento e, para isso é essencial a mediação do professor. Nesse sentido, esta função requer uma preocupação com a qualidadde de sua prática. No uso das tecnologias há a necessidade de aperfeiçoamento de forma que ocorra melhor interação entre aprendiz e educador. Mas o simples querer dos professores em inovar suas aulas não é suficiente, é necessário que se invista na formação continuada, mas é muito importante que estes tenham o incentivo pós formação. Reforçando esta ideia, concordo com Gustavo Loschpe no texto: "A tecnologia não nos salvará (por enquanto)" ao citar Roberto Selton numa frase sábia e que acredito que sempre prevalecerá: "Nada substitui um professor bem preparado e com proposta pedagógica sadia", pois quando existe um professor disposto a usar todo seu potencial, criando e inovando no uso das tecnologias, o computador é um grande aliado. Porém, se existe o acesso ao computador para ser usado em aula, mas o professor não sabe usá-lo com eficácia e eficiência, ele será mais um recurso falho na educação. Gustavo ressalta que "a tecnologia é a bola da vez", porém, " o que há de errado com a educação não pode ser solucionado com a tecnologia". Nesse sentido a simples distribuição de hardware nas escolas não pode ser a saída para a melhoria da qualidade do ensino. O aprendizado do aluno depende de um conjunto muito maior de fatores que englobam desde a familia até a capacitação de professores e os mesmos precisam estar se reunindo para trocar ideias e avaliar suas práticas em sala de aula. Nisso a tecnologia torna-se essencial. Seu uso não se restringe apenas em executar aulas de informática, como citado no artigo, mas infelizmente ainda é o que tem ocorrido na maioria das escolas.

Silvia
4405 dias atrás

Olá, Josimeia.

Excelentes reflexões. 

A tecnologia tem que ser uma aliada, um ferramental a mais. A aquisição e distribuição de equipamentos é essencial sim, mas é preciso muito mais do que isso, principamente em termos de preparação dos professores. Mas, mesmo em termos técnicos, na prática, até mesmo a MANUTENÇÂO desses equipamentos pode se tornar um problema, como discutimos na última aula.

Abs,

CLAUDIA MARCIA MACHADO DOS SANTOS
4375 dias atrás

A tecnologia tem o papel de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, embora não tenha sido utilizada para tanto. Creio que esta veio para transpôr algumas barreiras como a do espaço/tempo, porém seu uso deve ser muito bem contextualizado para que seu verdadeiro intuito não se perca na metade do caminho.

Lévy (2000), acrescenta que a emergência do ciberespaço não significa em absoluto que “tudo” esteja enfim acessível, mas que tudo está definitivamente fora de alcance. O professor deve, então, oferecer novos meios para se chegar ao conhecimento e favorecer a autonomia dos alunos. Porém, além de motivar, deve ter habilidade para planejar, acompanhar e avaliar atividades.

Silvia
4373 dias atrás

Olá, Claudia.

Boa reflexão.

Abs,

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4373 dias atrás

É apavorante saber que as propostas do governo para uma educação de qualidade encontra-se em estágio de pleno desespero. Fica claro a ausência de objetivos claros quando se propõe a distribuição de geringonças tecnológicas para professores de todo país.

Sabemos que muitas escolas públicas não muito distantes de nós, não oferece nenhum tipo de conforto para seus alunos e professores, pois muitas funciona, em predios adaptados onde entopem as salas de aulas sem a mínima condição de funcionamento. É desanimador ler inúmeros textos onde ressaltam a importância do uso da tecnologia em sala de aula quando na verdade muitos professores tentam dar a sua aula em varandas, quartos, corredores e até garagens se esforçando para conseguir algum resultado positivo.

O fato de aliar o uso da tecnologia ao processo de aprendizagem é realmente muito proveitoso tanto para os alunos quanto para os professores, quando estes planejam cuidadosamente a utilização desse recurso para auxiliá-lo na sua prática docente.

Mas apesar do surgimento de tanta pesquisa sobre o assunto, o cérebro do professor continua sendo, de longe, a melhor e a mais segura ferramenta que dispomos. Tecnologia esta quem vem formando grandes homens e mulheres ao longo de muitos séculos.

Silvia
4373 dias atrás

Olá, Patricia.

Certamente, sem condições básicas não há condições de discutir  formas de melhoria do processo de ensino aprendizagem.

Havendo  condições, aí sim, é fundamental, não perder de vista que nosso jovem mudou,  não é o mesmo de muitos anos atrás. Nossa sociedade mudou, muitos  cargos de trabalho que nossos alunos virão a ocupar  nem mesmo existem hj. Nesse contexto, não é possível ignorar que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e que  inserir o nosso jovem nessa realidade pode contribuir para aumentar suas perspectivas profissionais.

Abs,

Silvia
4373 dias atrás

Olá, Patricia.

Certamente, sem condições básicas não há condições de discutir  formas de melhoria do processo de ensino aprendizagem.

Havendo  condições, aí sim, é fundamental, não perder de vista que nosso jovem mudou,  não é o mesmo de muitos anos atrás. Nossa sociedade mudou, muitos  cargos de trabalho que nossos alunos virão a ocupar  nem mesmo existem hj. Nesse contexto, não é possível ignorar que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e que  inserir o nosso jovem nessa realidade pode contribuir para aumentar suas perspectivas profissionais.

Abs,

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4373 dias atrás

É apavorante saber que as propostas do governo para uma educação de qualidade encontra-se em estágio de pleno desespero. Fica claro a ausência de objetivos claros quando se propõe a distribuição de geringonças tecnológicas para professores de todo país.

Sabemos que muitas escolas públicas não muito distantes de nós, não oferece nenhum tipo de conforto para seus alunos e professores, pois muitas funciona, em predios adaptados onde entopem as salas de aulas sem a mínima condição de funcionamento. É desanimador ler inúmeros textos onde ressaltam a importância do uso da tecnologia em sala de aula quando na verdade muitos professores tentam dar a sua aula em varandas, quartos, corredores e até garagens se esforçando para conseguir algum resultado positivo.

O fato de aliar o uso da tecnologia ao processo de aprendizagem é realmente muito proveitoso tanto para os alunos quanto para os professores, quando estes planejam cuidadosamente a utilização desse recurso para auxiliá-lo na sua prática docente.

Mas apesar do surgimento de tanta pesquisa sobre o assunto, o cérebro do professor continua sendo, de longe, a melhor e a mais segura ferramenta que dispomos. Tecnologia esta quem vem formando grandes homens e mulheres ao longo de muitos séculos.

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4373 dias atrás

É apavorante saber que as propostas do governo para uma educação de qualidade encontra-se em estágio de pleno desespero. Fica claro a ausência de objetivos claros quando se propõe a distribuição de geringonças tecnológicas para professores de todo país.

Sabemos que muitas escolas públicas não muito distantes de nós, não oferece nenhum tipo de conforto para seus alunos e professores, pois muitas funciona, em predios adaptados onde entopem as salas de aulas sem a mínima condição de funcionamento. É desanimador ler inúmeros textos onde ressaltam a importância do uso da tecnologia em sala de aula quando na verdade muitos professores tentam dar a sua aula em varandas, quartos, corredores e até garagens se esforçando para conseguir algum resultado positivo.

O fato de aliar o uso da tecnologia ao processo de aprendizagem é realmente muito proveitoso tanto para os alunos quanto para os professores, quando estes planejam cuidadosamente a utilização desse recurso para auxiliá-lo na sua prática docente.

Mas apesar do surgimento de tanta pesquisa sobre o assunto, o cérebro do professor continua sendo, de longe, a melhor e a mais segura ferramenta que dispomos. Tecnologia esta quem vem formando grandes homens e mulheres ao longo de muitos séculos.