Discussão da Comunidade > Papel das Tecnologias na educação

Papel das Tecnologias na educação

gilmara
4419 dias atrás

Poste o link para o arquivo da sua atividade individual e reflexões sobre o papel das tecnologias na educação. Sugerimos a leitura do artigo disponível em: 
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/a-tecnologia-nao-nos-salvara-por-enquanto

JAQUELINE DIAS DA SILVA
4419 dias atrás

Agora é com vocês! Aguardo comentáriosSmile

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/404/tecnologias-na-educao

AMANDA RANGEL DIAS MUNIZ
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/412/tecnologia-e-metodologia

DAIANA DE AZEVEDO FALCÃO
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/owner/dfalcao

TALITA NASCIMENTO
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/407/tecnologia-e-educao

CLAUDIA MARCIA RIBEIRO DE AZEREDO
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/409/viso-da-tecnologia-na-educao#

RAFAEL DE ANDRADE SOUZA
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/401/a-importncia-do-uso-das-tecnologias-na-educao

Bárbara Lemos
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/398/qual-a-sua-viso-sobre-uso-de-tecnologias-na-educao

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/418/tecnologia-e-educao

CLAUDIA MARCIA MACHADO DOS SANTOS
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/383/as-tecnologias-na-educao

 

ERICA NUNES BARCELLOS
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/388/tecnologia-e-educao

CARLA LESSA
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/482/tecnologia-como-recurso-para-o-ensino

Uma visao bem particular.

ADRIANA SIQUEIRA
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/428/o-uso-das-tecnologias-na-educao

SHEILA GOMES RANGEL
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/485/o-uso-das-novas-tecnologias

ADRIANA SIQUEIRA
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/381/viso-do-uso-das-novas-tecnologias

Michelle
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/421/uso-de-tecnologias-na-educao

THIAGO CORDEIRO DE SOUZA CAMPOS
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/516/qual-a-sua-viso-sobre-as-tecnologias-na-educao

ROBERTA ALVARENGA DOS SANTOS
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/548/qual-a-sua-viso-sobre-o-uso-das-tecnologias-na-educao

THAIS NOGUEIRA FERNANDES
4419 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/437/minha-viso-sobre-o-uso-de-tecnologias-na-educao

FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
4418 dias atrás

O Papel das Tecnologias na Educação

FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
4418 dias atrás

Eu tinha enviado errado ontem. Acho que consegui agora!!!!

FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
4418 dias atrás

Concordo plenamente com você Bárbara Lemos, pois para utilizar a tecnologia da informação na prática pedagógica é necessário dedicar mais tempo no planejamento. Neste contexto, é fundamental citar as palavras de Moacir Gadotti:

" A atitude democrática é necessária, mas não é suficiente. Precisamos de métodos democráticos de efetivo exercício da democracia. Ela também demanda tempo, atenção e trabalho". (Moacir Gadotti, 1980, p.4)

FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
4418 dias atrás

Vou aproveitar as palavras da colega Carla Magda quando ela diz que as escolas são do século XIX, os professores do  século XX e os nossos alunos do século XXI. É importante resssaltar os computadores que são "depositados" nas escolas públicas no nosso país e que ficam lá se deteriorando, pois na maioria das vezes,  nem se quer tem uma capacitação de informática para os professores na escola. Entretanto, estamos assistindo um grande cenário de laboratórios de informática na Educação sem serventia adequada.

De acordo com o artigo citado acima pela professora Gilmara "a tecnologia não nos salvará por enquanto", na minha opinião faz muito sentido,pois não basta somente oferecer equipamentos de última geração aos professores, é preciso mais.

É necessário uma reforma séria na área da Educação no Brasil, a implantação de políticas públicas com as reais necessidades  das nossas escolas que acompanhe de fato as transformações da nossa sociedade, principalmente as necessidades dos nossos alunos adolescentes.

Portanto, além disso,  é fundamental que todos sejam humildes para aprender a aprender, aprender a construir e reconstruir  constantemente. Não tem como "fugir" da ultilização dos TIC como ferramenta na prática docente, estamos vivendo na Era da Informação e da Comunicação. É FATO, quem não se adaptar fica para traz.

Silvia
4417 dias atrás

Oi, Flávia.

Em primeiro lugar, achei super legais seus posicionamentos em relação ao material das colegas. Acho que a gente aprende muito quando "ouve" a opinião dos outros e promove essa troca de visões.

Com relação a sua análise do texto cujo link a Gilmara postou, compartilho dessa visão de que os recursos tecnológicos são fundamentais, mas sozinhos não mudam nossa realidade educacional.

Abraços

Bárbara Lemos
4415 dias atrás

Fiquei surpresa e frustrada, após ler o texto de Gustavo ao saber que o governo está pensando em investir "pesado" em tecnologia, pois pretende que cada professor tenha um tablet, ao custo de 150 milhões de reais, enquanto que este mesmo professor continua com salários indígnos. É muito triste constatar como a visão das pessoas que são responsáveis por destinar verbas a educação seja tão limitada. Como o professor conseguirá se adequar a essas novas tecnologias, preparar suas aulas se precisa trabalhar em tantos lugares? Se acapacitar? Ainda, o que realmente esperamos conseguir com isso? O que esperamos dos nossos alunos? (Concordo com os meus colegas , Thiago, Thaís e Roberta, quando eles dizem que lidamos com alunos que já nasceram utilizando essas tecnologias e que devemos trazê-las para o ambiente scolar de forma tão natural quanto ela é!

Remetendo ao texto de Gustavo, mais uma vez ele é feliz com a sua colocação quando nos diz que não adianta darmos "tecnologia" a todos os professores, sem que esses não possuam conteúdo para transmitir aos seus alunos ("O melhor software em educação continua sendo, disparado, o cérebro de um bom professor"). E isso seria o que Flávia quis dizer quando nos fala da necessidade de capacitar os professores para que haja realmente a transformação social e pessoal das pessoas.

 

 

 

CLAUDIA MARCIA RIBEIRO DE AZEREDO
4414 dias atrás

      Estive analisando dois textos: o de Gustavo Loschpe (A tecnologia não nos salvará [por enquanto]) e o de José Armando Valente (As tecnologias e a verdadeira inovação). E pude observar que eles que eles se complementam.

      Enquanto o primeiro fala do despedício de dinheiro público na compra de equipamentos tecnológicos, sem uma reestruturação do sistema de ensino ou capacitação  e dos professores, para que esses equipamentos agregem um ganho na aprendizagem. O segundo diz que: "A inovação na educação está no reconhecimento do papel do agente de aprendizagem como mediador do processo de construção do conhecimento e na criação de mecanismos para que esses agentes possam atuar nas situações de aprendizagem." 

      José Armando, também comenta que as decisões são tomadas de cima para baixo, ou seja, a maioria das iniciativas para mudar a educação não são reivindicações dos professores e sim uma imposição de fora para dentro e que nenhuma dessas "inovações" está relacionada ao processo de aprender, mas simplesmente automatizam velhas práticas. Ele ainda relaciona alguns procedimentos que devem ser tomados para a real integração das TIC na educação. Como:

  • alterações na estrutura dos espaços e do tempo da escola, como as salas multiatividades e a flexibilização das tradicionaisaulas de 50 minutos;
  • reeestruturar o tempo do professor para que ele possa organizar-se e fim de estudar, planeja e dialogar com os alunos;
  • políticas públicas de valorização do professor;
  • repensar o curriculo, entender o que significa aprender e como a escola pode ser geradora de conhecimento, espaço de diálogo, solidariedade, articulação entre o conhecimento local e o global e de convivência com a diferença;
  • investir na formação dos professores para que possam atuar como agentes de aprendizagem.

      Eu penso, que o uso das tecnologias na educação é um assunto muito recente e é preciso amadurecer a idéia, realizar pesquisas e estudos nessa área. É claro que em outros ramos de atividade muitos avanços já ocorreram, mas como no nosso país a educação raramente é prioridade, a situação se arrasta. 

      Toda mundança, como nos narra a história, leva um tempo para ser assimilada. Nossa geração está situada na transição dessas mudanças, somos um pouco "cobaias" da tecnologia na educação e cabe a nós ensinar essa nova geração de "alunos conectados", para que eles tenham uma nova concepção de educação, onde as tecnologias possam servir como ferramentas que o professor dispõe para auxiliar no processo de construção do conhecimento.

DAIANA DE AZEVEDO FALCÃO
4414 dias atrás

Achei esse artigo brilhante. Retrata todos os meus questionamentos com relação ao uso das tecnologias na educação.

Sei que seu uso pode sim trazer bons resultados para a melhoria do ensino, mas ela não fará milagres. A crise pela qual passa o sistema educacional brasileiro vai muito além do uso de novos recursos metodológicos no processo ensino-aprendizagem. É resultado, além de outros fatores, de professores mau preparados, mau remunerados, de alunos desinterassados, de um sistema educacional moldado em bases arcaicas, das transformações sociais, políticas e econômicas que se sucederam ao longo de nossa história, enfim de tantos fatores que esse comentário não daria conta de listar.

 A sociedade mudou, os motivos que levam os alunos a povoarem as escolas se diversificaram, o mercado se industrializou e passou a exigir cada vez mais dos indivíduos  melhores formações, e a sociedade passou a cobrar da escola funções que antes não era de sua responsabilidade. Assim ela acabou por se perder em meio a tantas delegações, deixando de valorizar aquilo que lhe é indispensável, ensinar. Talvez seja por isso que ela tenha recorrido a todas essas pirotecnias que foram mencionados no artigo, na tentativa de inserção da sociedade informacional. Seu uso tá longe de resolver os problemas educacionais vigentes, mas pode ser que sua contribuição seja bastante relevante. No entanto sozinhos não farão milagre; são apenas recursos e não seres pensantes, assim o professor ainda é insubstituível.

Michelle
4414 dias atrás

      Os dois artigos se complementam e mostram a realidade, as TICs devem agregar valor as atividades educacionais, auxiliar no processo de construção do conhecimento com a mediação dos agentes de aprendizagem. Não é o que acontece, como os artigos mostraram, mas é um longo caminho que podemos percorrer. Há uma extensão enorme de obstáculos, políticos, sociais, econômicos, culturais ... independente dessas dificuldades devemos nos preparar para tentar mudar esse cenário. Não podemos cruzar os braços e dizer que não depende de nós essa mudança, depende sim. No momento as TICs são meras ferramentas que automatizam velhas práticas, isto é fato. Mas, já é um caminho nas alterações do processo de ensinar e aprender. Um caminho longo que precisa de mais pesquisas, mais empenho e conscientização de toda uma sociedade, não só dos professores, mas dos alunos, das famílias. A integração das TICs requer uma alteração em várias estruturas, mas a urgência é para mudança da prática pedagógica interagindo com as tecnologias almejando a construção de saberes.

ALINE MARCELINO
4413 dias atrás

Minha visão sobre o uso da tecnologia na educação

 

ALINE MARCELINO
4413 dias atrás

Olá!

Concordo com os colegas sobre a importância do uso das tecnologias para a construção dos conhecimento dos alunos, principalmente quando Flávia menciona que devemos conhecer estas tecnologias, já que fazem parte do cotidiano de todos.

Ressalto o despreparo dos professores quanto ao uso das tecnologias, observei este fato, junto com minhas colegas Talita e Cláudia, ao realizar uma pesquisa em três escolas públicas do município de Campos. Muitos professores relataram que se sentem despreparados para utilizar as novas tecnologias.

Silvia
4413 dias atrás

Bárbara, Claudia Ribeiro, Daiana, Michelle e Aline,

Li as postagens de todas e fiquei muito feliz ao ver posturas coerentes e bem argumentadas.

Fazendo uma análise geral, vemos que a situação é bem complexa. Vou expor um ponto de vista que acho importante nessa discussão:

Temos a situação dos professores que já atuam há algum tempo e não tiveram formação alguma sobre uso pedagógico de tecnologias digitais em sua graduação. Então, entendemos a resistência e as dificuldades que estes apresentam. Daí, pensamos.. certo... mas, então, as novas gerações de professores já não enfrentam tais dificuldades.

Aí vamos olhar as Licenciaturas e muitas continuam preparando como preparavam há anos atrás. Penso que as Licenciaturas, de maneira geral, precisam avançar, de forma incluir, de forma significativa, uma formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais. Assim, os novos professores, além de conteúdo em si, já contariam com uma preparação melhor em termos dessas tecnologias. Certamente, isso poderia não ser suficiente, mas já seria um avanço. Um programa de formação continuada para esses professores tbém continuaria sendo fundamental, mas, já seria em outro nível.

Abraços,

ADRIANA SIQUEIRA
4413 dias atrás

 

Estas reflexões são bem pertinentes em um tempo de tantos desafios educacionais que enfrentamos. O verdadeiro papel das tecnologias na sala de aula é bem definido pelos dois artigos.

Realmente, o conhecimento é construído efetivamente pela mediação entre o agente de aprendizagem (professor) e o sujeito aprendente (aluno). Logo, as inovações na educação não ocorrerão apenas pelo uso das tecnologias. Os agentes de aprendizagem deverão entendê-las como auxiliares à construção do conhecimento.

Infelizmente, as TICs são usadas como “apêndice” do que acontece em sala de aula tradicional, como afirma José Valente. Mas deveriam ser ferramentas cognitivas capazes de expandir a capacidade intelectual de seus usuários. Eu concordo plenamente quando ele diz que é necessário integrar as TICs aos processos educacionais, agregando valor as atividades realizadas por alunos e professores para que as mudanças ocorram.

Além disso o investimento na formação de professores é fundamental para que estes possam atuar como agentes de aprendizagem. Compartilha desta mesma opinião, Gustavo Ioschpe quando afirma que a tecnologia é uma ferramenta pedagógica que trará resultados se for usada por um professor preparado em proposta que faça sentido.

JAQUELINE DIAS DA SILVA
4413 dias atrás

Olá colegas!

Ótimas reflexões, vocês se colocam muito bem. Acredito que nós  professores precisamos de "maturidade tecnopedagógica", refletirmos e avaliarmos sempre sobre nossa atuação diante deste cenário que traz um novo perfil de estudante. Equilibrarmos conteúdo, ferramentas de ensino e aprendizado, parece ser um bom começo. Isso tudo aliado a uma boa dose do saber.

Minha proposta é que façamos a todo momento as perguntas: qual é o objetivo de minha ação? o que estou fazendo, demonstra algo em conexão com realidade? É esse meu papel como sujeito desta ação?

É válido atentarmos para alegoria da caverna e percebermos o quanto somos prisioneiros de nós mesmos quando tentamos justificar nossa incapacidade de mudar.

Mudar com equilíbrio sempre!

ALINE MARCELINO
4413 dias atrás

Olá!

A reflexão é realmente o ponto chave para melhores práticas. De acordo com Freire (1996), o professor precisa refletir e avaliar constantemente suas práticas, a fim de descobrir as falhas e buscar caminhos para a resolução das mesmas. Esta avaliação não deve ser somente diagnóstica, ela deve envolver a tomada de atitudes. Identifico a avaliação diagnóstica no nosso cotidiano. Muitas vezes percebemos dificuldades na aprendizagem dos alunos e continuamos utilizando o mesmo método, os mesmos tipos de avaliação, enfim, as mesmas práticas. É essencial buscar novas práticas, de acordo com as necessidades dos alunos, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. E as novas tecnologias podem ser um caminho para melhorar tais práticas.

Silvia
4413 dias atrás

Vcs estão um show!!! Idéias bem defendidas, fundamentadas, encadeadas e sensatas!!

ADRIANA AZEREDO DE SOUZA RIBEIRO
4413 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/new/aribeiro

Segue a minha Reflexão.

Olá!

Li os comentários dos meus colegas e adorei!.

Mas o que me chamou mais atenção foi o comentário da colega Carla Magda quando diz que as escolas são do século XIX, os professores do  século XX e os nossos alunos do século XXI. Relata que faz-se nescessário que o governo invista na capacitação dos professores para que futuramente possamos dizer que temos uma educação de qualidade através dessas novas práticas pedagógicas. 


 

JAQUELINE DIAS DA SILVA
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/918/reflexo-sobre-tci-na-educao

 

ISABEL CRISTINA DA SILVA GONÇALVES
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/431/minha-viso-sobre-o-uso-de-tecnologias-na-educao

SHEILA GOMES RANGEL
4412 dias atrás

A emergência em melhorar a qualidade da educação e reafirmar sua importância perante a sociedade, fez com que a tecnologia se tornasse a "bola da vez", a "tábua de salvação", no entanto, como já foi muito bem colocado pelos colegas, a resignificação da educação perpassa por outras instâncias que remete a todo aparato instituição, inclusive os superiores. Portanto, modismos não resolvem os problemas mas, camuflam a incapacidade de solucioná-los.

       Nesse sentido, a tecnologia deve ser incorporada à educação pelo simples fato dessa ser uma realidade social, presente em todos os setores da sociedade. A escola deve ser informatizada, a tecnologia tem que fazer parte desta instituição de maneira natural, mas não colocar sobre a tecnologia o dever de transformar o insucesso da educação.

JOSIMEIA XAVIER LEITE
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/520/uso-das-tecnologias

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4412 dias atrás

Qual sua visão sobre o uso de tecnologias na educação?

Nos dias atuais é indispensável o uso de tecnologia no ambiente escolar, pois nossos alunos estão cada vez mais conectados com o mundo virtual. Mas os professores não estão acompanhando toda essa inovação tecnológica.

O professor que utiliza algum recurso tecnológico como ferramenta pedagógica consegue atrair mais seus alunos para a aquisição do conhecimento. Aliar tecnologia ao conteúdo programado é um excelente atalho para conquistar sua turma.   

 

PATRÍCIA OINHOS ZAQUIEU

CARLA LESSA
4412 dias atrás

Após estes comentários riquissimos dos colegas, vim apenas destacar uma visão interessante do artigo:"As tecnologias e a verdadeira Inovação".

Neste artigo, Weston e Bain (2010) propõem que as TCIs não sejam vistas apenas como ferramentas tecnológicas, mas como ferramentas cognitivas, capazes de expandir a capacidade intelectual de seus usuários.

Assim, ainda retomo ao que Flávia Cristina enfatizou em seus comentários sobre o uso das tecnologias, precisamos ter a responsabilidade pessoal e social.

DAIANA DE AZEVEDO FALCÃO
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/owner/dfalcao

SHEILA GOMES RANGEL
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/owner/srangel

SANDRA RIBEIRO DE AZEVEDO
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/415/tecnologia-da-educao

Ana Paula D. Martins
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/955/minha-viso-sobre-o-uso-de-tecnologias-na-educao

PATRICIA OINHOS ZAQUIEU
4412 dias atrás

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1022/patricia-oinhos-zaquieu

Silvia
4411 dias atrás

Olá, Pessoal,

atualizei minhas leituras das postagens e dos arquivos de vcs. Estou adorando!

EDIVAN VIANA
4411 dias atrás

Prezados colegas,

Li alguns arquivos e os colegas estão de parabéns por compreenderem que estamos vivendo uma nova realidade educacional e por estarem dispostos a tentar transformar as ações praticadas em nosso cotidiano.

Segue o link sobre minha visão sobre o tema:

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1068/minha-viso-sobre-o-uso-de-tecnologias-na-educao

FABIANO ANDRADE
4410 dias atrás

 Reflexões com base no artigo sugerido (atividade individual).

http://www.nie.iff.edu.br/elgg2/pos/pg/file/read/1116/o-uso-de-tecnologias-na-educao